talk

🇧🇷 PythonXP 2020

A pandemia de COVID-19 mudou os planos de toda a sociedade, principalmente em relação a reunir muitas pessoas sob um mesmo teto. Com os eventos de tecnologia adiados, sentimos falta de contribuir com o compartilhamento de conhecimento na comunidade.

Ao mesmo tempo, as ferramentas de lives tornaram-se meios mais aceitos. Zoom, Meet, YouTube e outras plataformas vêm aumentando a sua capilaridade e promovendo um espaço mais confortável para as necessidades interpessoais.

Por isso, decidimos adaptar uma ideia que tínhamos planejado no início de 2020 e realizar nossa primeira conferência totalmente online. Em primeiro momento, imaginávamos que esse encontro seria feito presencialmente, mas decidimos produzi-lo em junho como forma de preencher o vácuo de tantos eventos cancelados.

Assim foi a PythonXP, uma conferência para a comunidade, que focou em espalhar boas práticas sobre Python e Django para desenvolvedores e profissionais que têm interesse nessas tecnologias.

Também aproveitamos para fazer do evento um hub de doações para projetos de combate à pandemia de COVID-19. Arrecadamos R$ 2.645 através dos participantes e dobramos o valor ao final das doações. A iniciativa escolhida para o benefício, PE Solidário, recebeu R$ 5.290 no dia 14 de julho de 2020.

Confira aqui o recibo da doação

.: PROGRAMAÇÃO :.

22/06 ▼

Medalhões, Patos e Protocolos: tipos em Python 3.8
As polêmicas type hints chegaram para ficar. Felizmente, desde Python 3.8 o sistema de tipos reconhece tipagem estrutural, conhecida como "static duck typing", e finalmente não é mais preciso jogar fora toda a flexibilidade do código Pythonico ao introduzir anotações de tipos.

Luciano Ramalho, Technical Principal @ ThoughtWorks

Veja os slides aqui

As ferramentas do ecossistema Python na luta por transparência no Brasil
Pretendo apresentar o uso de ferramentas da linguagem de programação Python como Pandas, Django, Scrapy nos projetos de inovação cívica da Open Knowledge Brasil.

Mário Sérgio, Program Manager @ Open Knowledge Brasil

Veja os slides aqui

23/06 ▼

Django Migrations: para entender e perder o medo
Você está começando com Django e quer entender como funciona e também como aproveitar o framework de migrações do Django da melhor maneira? Vou explicar como utilizar as migrações para resolver alguns cenários comuns - e outros não tão comuns assim - que enfrentamos com exemplos simples e práticos.

Kátia Nakamura, Engineering Lead @ Kiwi.com

Veja os slides aqui

Class Based Views no Django (ou o que vem depois do Django Girls)
Em vários tutoriais do Django, vemos como receber requests e responder responses com páginas html. Isso é bem legal para começar a entender como é o básico do Django mas e depois disso? Nessa palestra vou mostrar como começar a fazer sistemas mais complexos usando as Class Based Views, que é uma das grandes ferramentas do Django.

Letícia Portella, Software Engineer @ Stripe | Podcaster @ Pizza de Dados

Veja os slides aqui

24/06 ▼

Desacoplando seus testes com HTTPretty
Já faz parte do dia a dia do desenvolvedor escrever testes automatizados para os seus projetos. Porém, muitas vezes, nos encontramos na velha encruzilhada onde seu componente a ser testado utiliza uma chamada de API externa. E agora? Com o HTTPretty vamos conseguir criar uma abordagem muito interessante para resolver esse problema.

Patrick Mazulo, Software Engineer @ Carta

Veja os slides aqui

25/06 ▼

80 tiros não são disparados por engano
No Brasil, cerca de  61,6% das pessoas são negras ou pardas, porém esta proporcionalidade só se encontra na prisão, onde 60% das pessoas são negras ou pardas, ou na morte, onde segundo o ISP, 70% das vítimas de homicídio no estado do Rio de Janeiro são pessoas pretas ou pardas. Número que aumenta para 75% se olharmos somente para mortes causadas por policiais.

Esta palestra irá mostrar por meio de uma análise estatística de dados utilizando Pandas e Matplotlib, para demonstrar a relação do cenário de segurança pública com a cor e localização.

Nivaldo Gomes, Business Development Manager @ Labcodes

Veja os slides aqui

Meu modelo de aprendizado roubou pão na casa do João
"Quem eu? Você. Eu não!" Com o avanço das ferramentas e da notoriedade em torno dos algoritmos de aprendizado, se tornou essencial discutir a responsabilidade sobre os resultados gerados a partir de um modelo. Nesta palestra vou abordar alguns exemplos reais de algoritmos de aprendizado que violam leis em diversos países. E tratar o esforço técnico para garantir que que os resultados gerados a partir de aprendizado de máquina sejam éticos ou no mínimo cumpram rigorosamente as leis locais.

Thaís Viana, Project Manager @ hub9

Veja os slides aqui

26/06 ▼

Python em produção: mantendo seu projeto de pé
O objetivo dessa talk é falar de escalabilidade e performance de sistemas, com dicas práticas de problemas que todo projeto de software usado em produção por muitos usuários passam. De configurações no servidor de aplicação ao banco de dados. De estratégias de cache a processamento assíncrono.

Rael Max, Software Developer @ Jusbrasil

Veja os slides aqui

POO: Pythonices Orientadas à Objetos
A programação orientada a objetos é um paradigma de programação bastante usado, assim como Python é uma linguagem também amplamente adotada, vamos aproveitar esse papo para aprender características e particularidades ao usar esse paradigma e essa linguagem maravilhosa juntos.

Maria Clara Vilas Boas, Data Scientist @ iFood

Veja os slides aqui

Cadu Macêdo

Marketing & Communications