talk

🇧🇷 FrontJS #5

O FrontJS é um encontro semestral para discutir tecnologias, frameworks e metodologias relacionadas ao desenvolvimento de aplicações front-end com JavaScript. Alguns do tópicos que abordamos são: React, Angular.js, Vue.js, Flux e Ember.

Na 5ª edição do evento, tivemos a seguinte programação:

→ Fake Backend, por Silas Pedrosa

Ao desenvolver aplicações de frontend que dependem de uma ou mais APIs, não é raro que os desenvolvedores sintam atrasos no processo devido a instabilidades ou falta de sincronia de desenvolvimento no lado do backend. Muitas vezes, os desenvolvedores do frontend poderiam adiantar muita coisa do seu lado, caso pudessem contar com um backend estável, mesmo que falso.

Essa palestra mostra como explorar o máximo potencial da biblioteca MirageJS para criar, em segundos, um backend falso que vai dar tudo o que os desenvolvedores do frontend precisam para implementar requisitos novos, mesmo que o backend não esteja pronto.

O poder da programação reativa com RxJS, por Matheus Gomes

O objetivo desta palestra é expor conceitos e exemplos práticos de alguns operadores do RxJS (rxjs.dev) e como aplicamos no dia a dia da Justa Pagamentos em aplicações Angular.

O RxJS, embora seja uma lib que vem por default em aplicações geradas pelo Angular/CLI, é completamente agnóstico de framework e pode facilmente ser integrada junto a aplicações React, Vue ou até mesmo NodeJS, além disso também existem abordagens em outras linguagens como Java, Python, Go e até Dart! através do conjunto de API's do ReactiveX (reactivex.io).

Cadu Macêdo

Marketing & Communications