article

🇧🇷 O papel do estágio na construção de uma carreira

No dia 18 de agosto comemora-se o Dia do Estagiário, uma homenagem à regulamentação da posição no Brasil em 1982. Ela garante aos estudantes de educação superior os direitos de inserção no mercado de trabalho e de disponibilidade para estudar.

Na Vinta, estagiários são parte do quadro da empresa assim como qualquer outro colaborador, e seu impacto no negócio é igualmente importante. Embora suas atividades sejam proporcionais ao tempo disponível para a empresa, nossos estagiários envolvem-se com responsabilidades que entregam valor.

Por isso, acreditamos que contratar estudantes para realizar projetos demasiadamente complexos e não se preocupar com o desenvolvimento de suas habilidades é errado, sendo a educação o objetivo mais básico da relação empresa-estagiário. Defendemos que essas pessoas tenham o tempo necessário para dedicar-se e aprender com os seus pares, estruturando a base para que consigam alcançar níveis mais altos.

Nós conseguimos chegar nessa realidade pois decidimos estruturar um programa de estágio que aglutinasse características importantes, como um ambiente seguro para evoluir de habilidades e um acompanhamento periódico com mentores. É também necessário deixar transparente o caminho que será traçado para o desenvolvimento profissional desde o início, seguindo os valores que a empresa defende.

Outro fator importante no tema é a rede de proteção quando estagiários vão atuar em projetos de clientes. Todos têm um salvo-conduto para exercer a sua autonomia, tomando decisões em parceria com profissionais seniores e aprendendo com seus erros durante o processo. Acreditamos que fazer um trabalho com qualidade é algo precedido por aprendizados dos erros passados.

Falando um pouco mais do programa de estágio, todo estagiário entra na Vinta com um foco claro: obter a contratação como júnior ao final do período. Sua primeira tarefa é desenvolver um toy project em Python e JavaScript, dando o seu primeiro passo dentro dessa área de conhecimento.

Nós estruturamos esse toy project dentro de um board do Trello com os cards especificados e ordenados de acordo com a prioridade das features. A ideia inicial é de produzir algo em Django e depois evoluir o front-end com React.js, incrementando o conhecimento a cada tarefa. Isso também ajuda a entrar no mood da empresa, que é orientada a uma dinâmica ágil de gerenciamento com processos bem mapeados.

Após o projeto, a pessoa é integrada à equipe de produto e a medida que ganha confiança, passa a ter total acesso ao ambiente de produção. Ela auxiliará o grupo responsável em diversas atividades e entenderá seu impacto como uma profissional júnior.

Você pode saber mais sobre tudo isso no nosso playbook.


→ Estagiários NÃO devem realizar as atividades que ninguém quer. Suas demandas precisam ser compatíveis com o nível de experiência e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

→ Estagiários NÃO são “mão-de-obra” barata. Pelo contrário: uma empresa deve fornecer o espaço adequado para a evolução de carreira, uma vez que essa posição é totalmente temporária.

→ Estagiários NÃO podem fazer hora-extra. Antes de mais nada, estagiários precisam se dedicar ao seu curso superior. Ultrapassar o limite das 6 horas diárias de trabalho compromete significativamente sua qualidade de vida e consequentemente sua performance no curso e na empresa.

→ Estagiários NÃO têm que saber de tudo. O principal requisito para essa vaga deve ser o interesse em desenvolver-se. É importante lembrar que eles estão na empresa para aprender e adquirir experiência profissional.

→ A culpa NÃO é do(a) estagiário(a). Toda pessoa que está estagiando, por lei, precisa ter a supervisão de uma pessoa mais experiente, que possa orientar, auxiliar e revisar seu trabalho.

Empresas precisam estar comprometidas com a carreira de seus colaboradores, independente de sua senioridade. Um trabalho bem feito só é atingido através de um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para conversar, aprender e evoluir.

Um feliz Dia do Estagiário! 🎊

Cadu Macêdo

Marketing & Communications